Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia Hospitalar

Apresentação da Pós-Graduação em Pedagogia Hospitalar

O Curso de Pedagogia Hospitalar, em atendimento aos preceitos legais, visa à formação de educadores aptos a atuarem no contexto hospitalar, reconhecendo as especificidades, complexidades e singularidades dessa realidade. A Pedagogia Hospitalar vem expandindo o atendimento às crianças e aos jovens hospitalizados, e muitos hospitais do Brasil têm enfatizado a visão humanística nessa modalidade de ensino, pois a experiência de adoecimento e a hospitalização implicam mudar rotinas, fazendo com que a pessoa internada passe por momentos de exclusão de espaços sociais, fundamentais para o desenvolvimento humano.
Após concluir o curso, o formando deverá ser um especialista para atuar em hospitais, escolas, classes hospitalares, equipes técnicas de secretarias de educação e consultorias no campo educacional e de saúde.

 

Público-Alvo
Pedagogos, licenciados nas diversas áreas do conhecimento, psicólogos, assistentes sociais, professores de Educação Física, fisioterapeutas e demais profissionais da área e saúde.

 

Organização Curricular do Curso em Pedagogia Hospitalar
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40 h/a;
Trabalho de Conclusão de Curso 60 h/a;
Fundamentos da Educação Brasileira 40 h/a;
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem 40 h/a;
Organização do Trabalho Pedagógico – Áreas da Pedagogia 60 h/a;
Fundamentos da Pedagogia Hospitalar: a Educação, a Saúde e a Sociedade 60 h/a;
Interlocução Família Escola e Recinto Hospitalar: Relações Interpessoais no Trabalho Educativo 60 h/a;
Projetos Pedagógicos e Práticas Docentes no Ambiente Hospitalar 60 h/a;

 

Metodologia e Avaliação
A construção da aprendizagem se dá por meio do ambiente virtual, e inclui encontros presenciais para realização das provas presenciais e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
O conteúdo a ser desenvolvido organizar-se-á por disciplinas com cargas horárias próprias e atividades específicas como chats, fórum de discussão, contatos via e-mail, por meio dos quais os alunos poderão trocar idéias, realizar reflexões e ampliar seus conhecimentos.
As disciplinas serão disponibilizadas aos alunos por meio de mídia impressa ou passível de impressão. O material didático é elaborado especificamente para a metodologia a distância e contribui não só para a aprendizagem do aluno, como também para sua maturidade intelectual, pois propicia-lhe ampliar experiências e prosseguir na sua especialização profissional.
A avaliação do desempenho do aluno, concebida como mediadora da aprendizagem, baseia-se na realização de atividades avaliativas a distância propostas no curso, no TCC e na prova presencial, conforme determinação legal.

 

Duração do Curso

O curso de Pedagogia Hospitalar tem duração aproximada de 12 meses.

 

Certificação
O curso atende às exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 8 de Junho de 2007 e do Decreto Federal nº 5.622 de 2 de Dezembro de 2005.
É autorizado pelo Ministério da Educação-MEC, pela Portaria nº 1.663/2006, com validade em todo o território nacional.

 

 

Duração do Curso
O curso de Pedagogia Hospitalar tem duração aproximada de 12 meses.

 

Certificação
O curso atende às exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 8 de Junho de 2007 e do Decreto Federal nº 5.622 de 2 de Dezembro de 2005.
É autorizado pelo Ministério da Educação-MEC, pela Portaria nº 1.663/2006, com validade em todo o território nacional.

 

Valor do Investimento na Pós-Graduação em Pedagogia Hospitalar

Parcelas a partir de R$ 165,00 mensais.

Compartilhar nas redes sociais !

Os comentários estão encerrados.